Ontem, dia 11 de março, o CRESS/DF participou da ação conjunta de inspeção no Hospital Regional de Ceilândia, junto com Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal – SINDATE-DF, Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal – Coren-DF, Conselho de Saúde do Distrito Federal – CSDF, Conselho Regional de Saúde de Brasília, Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal – CLDF, Associação Brasileira de Enfermagem Distrito Federal – ABEn-DF, Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal – CRPDF e a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.
De acordo com a presidenta do CRESS/DF, Karina Figueiredo, o cenário no hospital é de colapso. Há superlotação, falta de medicamentos, escassez de equipamentos, sobrecarga de trabalho das/os profissionais e precariedade no atendimento à população. Trata-se de um cenário muito pior, em relação à primeira onda de casos decorrentes da COVID -19.
O conselho é solidário as/os colegas que estão vivenciando no dia a dia a exaustão da saúde física e mental diante do caos no sistema de saúde, nesse contexto de pandemia. Estamos elaborando um documento pra exigir a contratação pela SESDF, de profissionais de todas as categorias. Lutamos muito contra essa terceirização, mas faltam assistentes sociais, médicos, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem, a situação é crítica e demanda ações urgentes.
O CRESS/DF segue na luta, à disposição da categoria, para juntas, juntos e juntes seguimos enfrentando essa conjuntura que tem trazido inúmeros desafios para nós.