O Conselho Regional de Serviço Social da 8ª Região (CRESS/DF) esteve presente, nesta quarta-feira, 12, no lançamento do Protocolo de Educação Antirracista da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). O evento marcou um passo importante na institucionalização de práticas antirracistas no ambiente escolar e contou com a participação da presidenta do CRESS/DF, Karina Figueiredo, e da conselheira Lorena Ramos, representando a entidade.
O Protocolo é resultado do trabalho de um Grupo de Trabalho multidisciplinar, do qual fez parte a assistente social Karoline Moras, da Diretoria de Atendimento e Apoio à Saúde do Estudante (DIASE/SEEDF). A presença do Serviço Social na construção do documento reforça o compromisso da categoria com a defesa dos direitos humanos, com o enfrentamento ao racismo e com a promoção de uma educação pública democrática, inclusiva e comprometida com a equidade racial.
Segundo Karoline, o lançamento do Protocolo de Educação Antirracista da Secretaria de Educação do Distrito Federal marca o compromisso e a consolidação por uma educação democrática e inclusiva. ‘‘Este é um documento potente e necessário, pensado não só para os estudantes, mas para toda a comunidade escolar. Foi construído por um Grupo de Trabalho comprometido, em que o Serviço Social se fez presente trazendo valiosas contribuições. O desafio agora é que este protocolo seja não só um papel simbólico, mas uma realidade concreta em todo o Distrito Federal’’, disse.
Ao participar do lançamento, o CRESS/DF reafirma sua atuação na defesa de políticas públicas que enfrentem o racismo estrutural e garantam condições dignas de estudo, convivência e trabalho para toda a comunidade escolar.